Um ano após implementação, quase 95 mil multas já foram aplicadas por controladores de tráfego

Denzel Valiente

Um ano após implementação, quase 95 mil multas já foram aplicadas por controladores de tráfego

Os controladores de tráfego começaram a funcionar em Santa Maria a partir do dia 21 de junho de 2021. Um ano depois da implementação, os equipamentos chegaram a marca de 94.490 autuações aplicadas. Os dados correspondem a um período que vai até junho desde ano e foram divulgados pela prefeitura de Santa Maria.

Só em junho de 2022, os equipamentos instalados em nove vias do município registraram exatas 6.331 infrações. Isso representa um aumento de 4.97% em comparação a maio deste ano quando foram 6.031 infrações. Com isso, Santa Maria volta a apresentar um acréscimo no número de autuações após três meses em queda. O mês em que houve o maior número observado de autuações foi agosto de 2021, com 16.745 casos.

Para o secretário de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Orion Ponsi, é perceptível o avanço na redução das infrações de trânsito cometidas pelos condutores de veículos.

– Há um ano, antes da implantação dos equipamentos, em relação ao fluxo mensal de veículos, 1,22% cometiam alguma infração de risco relacionados a velocidade e passagem do sinal fechado, por exemplo. Neste mês de junho, o fluxo foi de 3.410.115 veículos que circularam na área urbana, representando apenas 0,18% de infrações cometidas. Isso revela que os condutores estão mais colaborativos com a sinalização e tem reflexo direto na segurança de todos – avalia Ponsi.

!function(e,i,n,s){var t="InfogramEmbeds",d=e.getElementsByTagName("script")[0];if(window[t]&&window[t].initialized)window[t].process&&window[t].process();else if(!e.getElementById(n)){var o=e.createElement("script");o.async=1,o.id=n,o.src="https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js",d.parentNode.insertBefore(o,d)}}(document,0,"infogram-async");.

Ranking de multas

Os dados do primeiro mês de operação dos equipamentos, que começaram a multar em 21 de junho de 2021, registraram o cruzamento da Avenida Medianeira com Rua Barão do Triunfo como o ponto com mais infrações. Na época, foram 1.287 registros no local. Um ano depois, no mesmo ponto foram registradas 417 autuações, destas 268 são por excesso de velocidade. Quando comparados os meses lado a lado, a queda foi de 67.59% nas infrações neste cruzamento.

O caso do controlador da Avenida João Luiz Pozzobon é um pouco diferente. O equipamento da via foi ativado em 19 de julho, quase um mês depois dos primeiros controladores. Desde o seu primeiro mês inteiro de análise, a Avenida João Luiz Pozzobon domina o ranking das maiores autuações. Foram 453 em julho e 8.811 em agosto (primeiro mês completo de atividade) em 2021.

Leia também:

Mudanças no trânsito no Bairro Patronato busca reforçar a segurança de motoristas e pedestresRota usará “papa-filas” para acabar com demora em pedágios, após Justiça exigir soluçãoHomens assaltam ônibus e levam celulares de usuários e dinheiro das passagens na Avenida Osvaldo Cruz, em Santa MariaHomem é flagrado por câmeras de segurança após furtar apartamento em Santa Maria

Já os dados mais recentes apontam uma redução nos registros de infrações no local que, mesmo assim, segue como o campeão de multas. Em maio deste ano, o número de registros foi de 2.444. Em junho, acompanhando o aumento geral de infrações observado no mês, foram 2.916 registros. Assim, de maio para junho de 2022 o crescimento foi de 19.31% na Avenida João Luiz Pozzobon. Mesmo com esse aumento no último mês, os dados são positivos em relação a queda nos registros nessa via. Quando comparados agosto de 2021 com junho de 2022 a redução é de 72.26%.

Neste mês, a Avenida João Luiz Pozzobon é acompanhada no ranking pela Avenida Governador Walter Jobim e pela Avenida Hélvio Basso, como os três maiores pontos de autuações. Confira a lista completa de junho no gráfico abaixo.

!function(e,i,n,s){var t="InfogramEmbeds",d=e.getElementsByTagName("script")[0];if(window[t]&&window[t].initialized)window[t].process&&window[t].process();else if(!e.getElementById(n)){var o=e.createElement("script");o.async=1,o.id=n,o.src="https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js",d.parentNode.insertBefore(o,d)}}(document,0,"infogram-async");.

Autuações por agentes de trânsito e na Zona Azul

Junho também registrou outras 2.775 autuações no trânsito em Santa Maria. Dessas, 2.494 foram por agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e 281 pela Zona Azul.

A Rua Venâncio Aires foi a via com o maior número de infrações, sendo 370 autuações. Entre as irregularidades, a mais incidente foi a de “Condutor ou passageiro sem usar o cinto de segurança“, com 706 infrações. Na sequência, “Proibido Estacionar/Proibido Parar e Estacionar”, com 574 infrações, e “Estacionar em desacordo com a sinalização regulamentada”, com 398 infrações.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vídeo: jovem é investigado por manter a namorada em cárcere privado, agredi-la e postar vídeo em rede social em Caçapava do Sul Anterior

Vídeo: jovem é investigado por manter a namorada em cárcere privado, agredi-la e postar vídeo em rede social em Caçapava do Sul

Deni Zolin: rota começará a operar novos pedágios em agosto, em fase de testes Próximo

Deni Zolin: rota começará a operar novos pedágios em agosto, em fase de testes

Geral